Hoje no nosso país há uma grande confusão no que seja política e ideologia, Na verdade são duas coisas totalmente diferente. A pratica da Ideologia sem conhecimento de causa e por ignorancia pode trazer consequências graves ao ser humano e uma das coisas é a violência contra o próximo, alienação e descontrole emocional.
Platão o pai da filosofia política em seu diálogo mais famoso a República. Abalado com a morte de Sócrates pela democracia, propõe-se a pensar como deveria ser uma cidade justa. O diálogo, é apresentado a cidade ideal concebida por Platão, cuja organização política está baseada nas três partes da alma e tem como teoria política a defesa da sofocracia ou da teoria dos reis filósofos e a célebre alegoria da caverna.
Diferenças entre Ciência política e Filosofia Política.
Ciência política - A ciência política tem como objeto de estudo os partidos políticos, as manifestações políticas e sociais, os processos e comportamentos políticos (como, por exemplo, adesão às ideologias) e as instituições política de maneira geral. Utilizando o método indutivo, a ciência política relaciona-se com outras ciências como a estatística, a economia, a psicologia, história etc.
Filosofia política - tem como objetivo a teorização de como deve ser o Estado e a forma de governo ideal. Utilizando o método dedutivo e teorizando como seria uma sociedade ideal, do ponto de vista político. A filosofia política coloca as seguintes questões: que tipo de Estado deve existir? Como deve ser mediada a relação Estado e indivíduo? O que é poder? Qual a sua origem? Para que ele deve ser usado? Para que ele não deve ser usado? Qual a relação entre ética e política? Quem deve participar da política? Quem deve ser considerado cidadão? Quais são os direitos dos cidadãos.
Ideologia - é uma palavra que possui muitos significados, porém em termos gerais o significado mais utilizado é aquilo que seria ou é ideal. O termo ideologia foi usado de forma marcante pelo filósofo Antoine Destutt de Tracy e o conceito foi muito trabalhado pelo filósofo alemão Karl Marx, que ligava a ideologia aos sistemas teóricos (políticos, morais e sociais) criados pela classe social dominante. De acordo com Marx, a ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade.
No século XX, várias ideologias se destacaram:
Ideologia fascista implantada na Itália e Alemanha, tinha um caráter militar, expansionista e autoritário.
Ideologia comunista disseminada na Rússia e outros países, visando a implantação de um sistema de igualdade social. (Que não funcionou).
Ideologia democrática, surgiu em Atenas, na Grécia Antiga, e têm como ideal a participação dos cidadãos na vida política.
Ideologia capitalista surgiu na Europa e era ligada ao desenvolvimento da burguesia, visava o lucro e o acúmulo de riqueza.
Ideologia conservadora são ideias ligadas à manutenção dos valores morais e sociais da sociedade.
Ideologia anarquista defende a liberdade e a eliminação do estado e das formas de controle de poder. (Um pouco parecido que temos no país desde 2012).
Ideologia nacionalista é aquela que exalta e valoriza a cultura do próprio país.

Nenhum comentário:
Postar um comentário