segunda-feira, 25 de maio de 2020

Gnosiologia - Teoria do conhecimento humano

Imagem Retirada da NET. Imagem livre.

Termo bem complicado, palavra estranha não? sim muito estranha, parece uma palavra de estudos científicos. Na verdade é. Realmente um ramo da filosofia do conhecimento humano, tudo que se relaciona ao conhecimento.  Então vamos conhecer um pouco sobre esse tema, para uns empolgante e para outros não. Para se conhecer a filosofia, não basta estudar sua história, suas falas, seus filósofos e ler os livros de cada um deles, não torna você você com conhecimento filosófico. O conhecimento filosófico é uma coisa mais profunda que necessita de estudos e pesquisa constante. Vi no Youtube um cidadão se dizendo filosofo e oferecendo cursos caríssimos e dizendo que estudar e pesquisar não levava a nada, que teríamos que conhecer filósofos legítimos para nos tornar filósofos. Ridículo. Claro em primeiro lugar encher o bolso dele de dinheiro. Também fala no video o disparate de que as Faculdades de filosofia não ensinam nada. O problema não esta com a faculdade não e sim com o aluno, porque a maioria não quer nada e entra em curso de filosofia, achando que não terá nada para estudar ou pesquisar e que filosofia é para ele passar quatro ou cinco anos de bobeira e fumando maconha. Fumar maconha não torna você filosofo e sim maconheiro. (Fala de Leandro Karnal em uma de suas inúmeras palestras). A filosofia exige muita pesquisa e estudo de vários temas dentre eles se destacam: Estética, Gnosiologia ou epistemologia, Metafisica, Maiêutica, Filosofia das Religiões, das Ciências (Psicologia, Direito, Biologia, Sociologia, matemática, Geometria, Física, Cosmologia, Cosmogonia, História, Ciências Médicas, Ciências Sociais e outras mais),História da filosofia (Antiga, média, contemporânea e moderna), Lógica, Filosofia das Artes, entre outras. Por isso a filosofia é chamada mãe das Ciências. Mas vamos ao assunto da "Teoria do Conhecimento".
Como o próprio nome indica é o campo dos estudos filosóficos dedicado ao conhecimento humano. Por isso, fazer teoria do conhecimento é perguntar pela essência do ato de conhecer, ou seja, perguntar quais são as condições ou elementos que caracterizam o conhecimento humano. Racionalistas e idealistas debatiam com empiristas e realistas como vimos acima na discussão pelas origens do conhecimento. Os primeiros achavam que a fonte de conhecimento originária são ideias possibilitadas pela alma racional de que somos feito. Os outros propunham o ser humano como uma folha de papel em branco. Conhecer para estes é o processo de preenchimento dessa folha que se dá pelas experiências sensitivas, as quais são como carimbos que vão marcando e formando o que chamamos de consciência. O conhecimento humano se da de das seguintes formas: Conhecimento popular, chamado "Senso Comum", conhecimento Cientifico e Conhecimento Religioso. Teoria do conhecimento estuda as facetas da verdade. Que é a verdade? O que pode ser verdade hoje amanhã pode se tornar uma negação da verdade. O Fake é um conhecimento de negação da realidade de determinado objeto ou situação. Vivemos em um mundo real ou fictício? Quem é você verdadeiramente?  Você não é apenas um nome e sobrenome, isso é rotulo. Seu ser verdadeiro, quem é? você age correto, em que aspecto? O que é você? Você realmente gosta de quem está a seu lado? como assim? em que sentido? Perguntas desconcertantes hein!!!! Você seria capaz de responder? hummm! sei não. Um pouco de história sobre o tema.  
A teoria do conhecimento, ou gnosiologia, é uma área da filosofia voltada para a compreensão da origem, natureza e a forma que tornam possível o ato de conhecer pelos seres humanos. Como disciplina da filosofia, a teoria do conhecimento surgiu na Idade Moderna, tendo como fundador o filósofo inglês John Locke.



Nenhum comentário:

Postar um comentário