segunda-feira, 11 de maio de 2020

Platão - Biografia

Platão nasceu em Atenas no ano de 428 a.C., em uma época em que a cidade era o centro cultural e político da Grécia. Sua família era influente na cidade e descendia do último rei de Atenas. Ariton, pai de Platão, era amigo de Péricles, uma figura importante na política ateniense, e sua mãe, Perictíone, era prima de Crítias, membro do Governo dos Trinta. Platão se destacou desde jovem não apenas pela sua origem privilegiada, mas também por suas habilidades físicas, tendo sido um atleta vencedor em diversas competições.

Apesar da inclinação para a vida política, Platão acabou seguindo o caminho da filosofia. Após a morte de Sócrates, seu mestre, Platão é aconselhado a deixar Atenas e passa um tempo em Mégara com outros seguidores de Sócrates. Depois disso, ele faz diversas viagens, incluindo uma ao sul da Itália em busca de contato com a escola pitagórica, e uma ida a Siracusa, na Sicília, a convite do rei Dionísio I.


Em Siracusa, Platão viveu na corte e acabou se indispondo com Dionísio, o que resultou em sua deportação e venda como escravo na ilha de Egina. Mais tarde, ele retornou a Atenas e fundou a Academia, uma escola de filosofia que se tornou o principal centro de educação intelectual da cidade. Na Academia, Platão ensinava matemática, astronomia, botânica, medicina e, principalmente, filosofia, dedicando-se à formação do autêntico filósofo. A Academia é considerada o embrião da ideia de universidade, e até hoje os estudantes universitários são chamados de "acadêmicos".

Além das aulas públicas, havia a formação filosófica propriamente dita. Em suas instalações, alunos de toda a Grécia formava uma comunidade voltada para a busca do saber. Para ser membro efetivo da Academia e ter acesso aos ensinamentos mais profundos, Platão fazia uma exigência: "Não entre, se não souber geometria". A Academia também foi um exemplo de democratização da educação, com aulas gratuitas e a aceitação de mulheres como alunas.

Um comentário: