Imagem copiada do Google |
Ei, até isso a filosofia estuda? Sim, estuda o homem, seu comportamento
individual e social, suas dores, seus traumas, sua felicidade e muitas
outras coisas que quem desconhece filosofia não sabe. Muito interessante
não? Vamos nessa viagem cultural. O pensamento Estoico já se preocupava
com a saúde mental do ser humano, as causa de suas infelicidade e
tristezas, muitos ensinamentos foram trazidos pelos filósofos da mente e
dentre eles estão: Epicteto — professor, filosofo e ex escravo, Marco Aurélio Imperador de Roma — Filosofo e escritor do livro estoica meditações, que, na verdade
é uma obra de ensinamentos para se pensar muito e aprender a controlar
seus impulsos e o interessante nisso é que ele escreveu esse livro para
ele mesmo e não para entregar ao público. Esses filósofos através da
escola estoica, deram a chave para as pessoas lidarem com a depressão e que naquele tempo já existia e não era tão comum como hoje. A ideia dos ensinamentos era que o importante é a vida e que as pessoas que pensavam em sair desse mundo por suas próprias mãos eram um erro e não valia a pena, pois o importante é viver e que se dane o resto. Epicteto sempre falava para todos, “Algumas coisas estão sob nosso controle e algumas coisas não estão sob nosso controle”. E, se algo não estiver sob nosso controle, não vale a pena gastar energia.”
Entendeu. Não temos a nossa vida sob controle vinte e quatro horas e
sempre haverá dificuldades nesse viver. A honra não é sanada se você
foge da luta, mas se você fica para lutar corajosamente, mesmo que tudo
esteja contra você. “Frase minha”. Transtornos mentais sempre existiram, mas o tratamento como doença é tão recente quanto a guilhotina. Frase Copiada da revista Superinteressante e escrito por: Por Willian Vieira - Atualizado em 31 out 2016, 18h21 - Publicado em 19 Maio 2012, 22h00.
Levando em conta que as doenças mentais na idade média era encarada como
Bruxaria, Possessões demoníacas e feitiços outros, ficava difícil ter
pessoas para apresentar teorias e aqueles que se manifestasse contra a
igreja, era tido como herege. As doenças mentais nos tempos de hoje,
voltada para a análise do paciente em todos os campos: familiar, social, emocional e pessoal.
Que são os transtornos mentais, são formas de disfunções mentais, que ocorre com o individuo em qualquer época da sua vida. Os filósofos dos transtornos mentais se preocupam em examinar os problemas ontológicos, epistemológicos e normativos. Todos eles surgem das diversas concepções de doença mental. Dentre as perguntas centrais da filosofia da doença mental, aparece uma questão: se o conceito de uma doença mental pode receber um especificação cientificamente adequada e livre de valor subjetivo. Questiona-se se os transtornos mentais devem ser entendidos como uma forma de disfunção mental. A filosofia dos transtornos mentais também analisa se as doenças da psique se identificam melhor como entidades mentais diferentes, com critérios claros de inclusão e exclusão, ou como pontos ao longo de um contínuo entre o normal e o doente. Texto retirado: https://amenteemaravilhosa.com.br/filosofia-dos-transtornos-mentais/. Dia 17 de julho de 2020, ás 11:21.
Anderson C Almeida - Pós Graduado em Filosofia do autoconhecimento e Administração de Stress. Especialista em Filosofia Contemporânea e Filosofia Oriental.
Gostei da matéria, muito bom.
ResponderExcluir