What do you want to do ?
New mailPlotino nascido em 205 no Egito, cidade de Lycopolis e falecido em 270, estudou filosofia na Acadêmia de Platão em Alexandria e depois fugiu para Roma. Foi filosofo místico que discutia a essência do ser Universal, a transcendência da morte e substancia da alma. Pregava a existência de um corpo físico e perecível e um corpo incorruptível e eterno e que logo após o desenlace material, voltava a essência universal. Plotino acreditava que Deus ou essência universal era "uno" e que a escuridão era apenas a ausência da luz. Ele estava correto nesses conceitos, muitas teorias dos filósofos, podem ser comprovadas hoje em dia com a ciência quântica . Ele Visitou várias ordens místicas na Índia, para Plotino a alma reflete a luz de Deus, ele experimentou um estado de êxtase com mestres Indianos e disse que fundiu sua alma com o ser universal e participou de uma experiência mística, que marcou o resto da sua vida, mudando a forma de ver o mundo. A escola de Plotino era o Neoplatonismo, escola essa que estudava o homem e sua alma, a fusão do ser com a natureza, universo e o ser universal. Essa escola influenciou vários ritos da Igreja Católica e varias coisas hoje em dia usada no cristianismo é uma cópia fiel do Neoplatonismo. A exemplo a salvação, as trevas, vida após a morte, ressurreição, arrebatamento e muitas outras coisas foi incorporada na bíblia "sagrada", na época dos concílios papais. A felicidade para Plotino era o que melhor o universo podia dar, a felicidade não estaria nesse mundo mundano e sim no mundo além da vida. Isso tudo é apenas passageiro e no mundo de baldeação. Imagine que você tenha que viajar para Europa e nesse trajeto você terá que fazer escalas em alguns aeroportos, é assim que ele via a vida humana. Achava os humanos uns tolos e acumuladores de bens sem produtividade nenhuma e que o ser humano devia ter apenas aquilo para seu conforto e utilidade. Plotino escreveu uma obra chamada Enéadas, composta por cinquenta e quatro volumes e mais outros livros com temas do Neoplatonismo. Uma oportunidade para que pesquisar mais a fundo esse nobre Filosofo Plotino.
Anderson C Almeida - Licenciado em Filosofia e Bacharelato. Especialista em Filosofia Contemporânea e oriental. Pós Graduação na PUCRS em Filosofia do Autoconhecimento Pessoal e profissional - Administração do Stress. Acadêmico em Direito UNIME.
What do you want to do ?
New mailWhat do you want to do ?
New mail
"Achava os humanos uns tolos e acumuladores de bens sem produtividade nenhuma e que o ser humano devia ter apenas aquilo para seu conforto e utilidade."
ResponderExcluirEngraçado, recentemente assisti no NETFLIX um documentário sobre MINIMALISMO, ficou a idéia de um pensamento "NOVO" o qual prega que as pessoas devem reduzir os seus bens ao mínimo necessário à sua vida e dispensando os supérfluos. Mostra dois jovens americanos viajando para fazer palestras e difundir esse modo de vida.
Não percebi nenhuma referência a PLOTINO, tudo é apresentado como se fossem eles os responsáveis por aquela forma de pensar.
Conhece sobre a filosofia e os grandes homens. Fico feliz de comentários bem explicativo.
Excluir